Solução centraliza informações sobre fraudes e irregularidades nas operações de cartão, permitindo o compartilhamento e o acesso seguro de dados entre os participantes.
Produto criado em parceria com a Abecs
A plataforma fortalece a prevenção nos fluxos internos, com consultas realizadas por chaves específicas e ajustadas às necessidades de cada operação.
Integre dados via API de forma simplificada, com um fluxo ágil e tempo de resposta otimizado.
Garanta a qualidade dos dados inseridos, seguindo padrões exigidos para maior consistência e confiabilidade.
Proteja a integridade da sua carteira com o monitoramento contínuo de registros e análises precisas.
Realize consultas de forma simples de acordo com suas necessidades.
A falta de uma ferramenta colaborativa dificultava a integração segura de informações entre as empresas do setor.
Essa solução foi desenvolvida para viabilizar o compartilhamento de dados, fortalecendo análises e aprimorando a capacidade de resposta a situações críticas.
Além de proteger operações e mitigar o risco reputacional, a solução contribui para a segurança de todo o ecossistema e reforça a confiança no mercado.
Classifique o nível de confiança de cada registro com um score atribuído após 6 meses de base compartilhada, facilitando decisões estratégicas em situações de suspeita ou fraude confirmada.
Crie e receba notificações em tempo real para prevenir possíveis ataques conforme os padrões de mercado.
Acompanhe painéis atualizados em tempo real para visualizar dados segmentados e classificados por atividade.
Visualize informações dos últimos 30 dias ou 12 meses, incluindo a quantidade e o valor dos indícios compartilhados, classificados como fraude confirmada, suspeita ou irregularidade.
Crie notificações ou atue com base em sugestões automáticas da plataforma, incluindo notificações sobre padrões de mercado para antecipar possíveis ataques.
Classifique o nível de confiança de cada registro com um score atribuído após 6 meses de base compartilhada, facilitando decisões estratégicas em situações de suspeita ou fraude confirmada.
Gerencie registros com acesso, edição e inclusão, mantendo sua base de dados sempre atualizada
Em 2023, o Banco Central do Brasil publicou a Resolução Conjunta nº 6, que obriga instituições financeiras autorizadas a compartilharem indícios de fraude por meio de sistemas eletrônicos, excluindo, porém, as operações com cartões. Para suprir essa lacuna, a ABECS lançou a Watchlist — uma iniciativa criada por empresas do setor de cartões com foco na prevenção a fraudes nesse segmento. Diferente da norma oficial, a Watchlist é exclusiva para o setor de cartões, oferece respostas em tempo real, opera em uma plataforma única e é coordenada por uma entidade setorial, enquanto a Resolução nº 6 é mais ampla, menos ágil e descentralizada.
Os dados variam conforme o objetivo da análise. Para garantir a qualidade da base e o compartilhamento adequado, utilizamos layouts padronizados por tipo de registro. Alguns campos são obrigatórios, como modalidade, meio da transação, classificação, atividade relacionada e tipo de envolvimento da irregularidade. Confira na nossa documentação o layout que melhor se aplica ao seu caso.
Não, a Watchlist não possui exatamente o mesmo cunho regulatório da Resolução Conjunta nº 6, pois não impõe as obrigatoriedades e sanções estabelecidas pelo Banco Central. No entanto, conforme o Normativo 32 da ABECS, a Watchlist é uma ferramenta centralizada para a gestão de informações sobre fraudes e irregularidades, desenvolvida para promover o compartilhamento seguro e controlado de dados entre os participantes aderentes do setor de pagamentos.
A principal usabilidade da Watchlist nas esteiras de prevenção à fraude está no compartilhamento ágil e padronizado — via API ou plataforma — de indícios de fraude e irregularidades entre as instituições de pagamento, aumentando a eficácia das medidas de prevenção a fraudes.
Os dados disponíveis para consulta incluem informações sobre o indício, como classificação, data, modalidade, canal, atividade relacionada, valor, entre outros. Esses dados seguem um layout padronizado, que permite a identificação e análise dos indícios e seus envolvidos, como documento, nome, razão social e representantes legais.
Fale conosco!