DeLorean Antifraude PIX: conheça a plataforma

Publicado em 07/03/23 | Atualizado em 17/03/23 Leitura: 13 minutos

Antifraude PIX

Home > Blog >

DeLorean Antifraude PIX: conheça a plataforma

DeLorean Antifraude PIX: conheça a plataforma

A chegada de um sistema de pagamentos instantâneos em solo brasileiro trouxe como consequência uma nova demanda para o mercado de prevenção contra fraudes. O desenvolvimento de soluções inovadoras, como o DeLorean Antifraude PIX, surgiu como uma resposta necessária ao avanço tecnológico das plataformas de pagamento e do modus operandi dos golpes.

Estatísticas do Banco Central mostram que, desde o seu lançamento, o PIX já movimentou mais de R$4 trilhões e que a popularidade do método instantâneo atraiu mais de 144 milhões de usuários, que estão suscetíveis a essas situações de risco. 

Utilizando inteligência artificial e machine learning, sistemas como o DeLorean exploram o potencial dos dados para simular cenários e criar previsões que impactam diretamente na estratégia de segurança das empresas.

Para entender como a plataforma funciona, falaremos um pouco mais sobre o cenário de fraudes transacionais no Brasil, o uso do data analytics para a prevenção aos golpes e todos os detalhes sobre o DeLorean Antifraude PIX, o sistema criado pela Data Rudder para oferecer mais rapidez e segurança nas operações financeiras. Vamos lá?

Cenário de fraudes no Brasil

Para começar, precisamos entender o que estamos enfrentando quando falamos sobre as fraudes cometidas nos sistemas como o PIX. 

Desde que o método de pagamento foi lançado, em novembro de 2020, vemos uma adesão massiva da população, motivada principalmente pela agilidade das transações e pela praticidade do sistema

Mas com o aumento desenfreado na quantidade de operações, crescem também os casos de fraudes envolvendo a “novidade”. 

Uma pesquisa realizada pela PSafe e divulgada pela CNN Brasil, apontou um aumento de 1.191% nas tentativas de fraude entre o primeiro semestre de 2021 e o mesmo período em 2022. De acordo com a Revista Veja, os valores fraudados em junho de 2022 ultrapassavam R$ 300 milhões por mês. 

Entre os golpes, os mais comuns são através das clonagens de WhatsApp, criação de perfis falsos nas redes sociais e até alguns mais elaborados, como o envio de mensagens falsas sobre falhas na plataforma e a divulgação de links adulterados para a criação das chaves de acesso.

E é nesse panorama (nem um pouco agradável) que o DeLorean Antifraude PIX mostra como a análise de dados pode ajudar a prever essas situações, evitar prejuízos para os usuários e repercussões negativas para as instituições financeiras

Atualmente, o PIX é a principal forma de pagamento no país. Em janeiro de 2023, foram feitas mais de 2,5 bilhões de transações, segundo dados do Banco Central. Imagem: Freepik.

O que é um sistema antifraude?

Antes de mergulhar de cabeça em todas as funcionalidades dessa máquina do tempo, vamos entender rapidamente o que é um antifraude e porque ele é uma ferramenta essencial para as transações via PIX

Um sistema antifraude é um conjunto de soluções que têm como objetivo aumentar a proteção de uma plataforma contra golpes e tentativas fraudulentas de pagamento. 

Ele explora técnicas mais simples, como análise de risco por regras de comparação e velocidade, e até recursos avançados, como inteligência artificial e machine learning, para avaliar os dados dos usuários e determinar o cenário mais seguro para aprovar ou não uma operação. 

Nas palavras da Rafaela, CEO da Data Rudder: 

“As tecnologias disponíveis, utilizadas por plataformas como o DeLorean Antifraude PIX incluem: análise comportamental (exploratória/descritiva), monitoramento contra vazamento de dados, armazenamento e utilização das informações sobre hábitos de navegação, detecção de anomalias baseada no cruzamento de geolocalização e comparação de dados dos próprios usuários.”

Em resumo, o antifraude cria etapas de avaliação automatizadas, que funcionam como camadas extras de proteção durante o processamento de uma transação financeira.

DeLorean Antifraude PIX

Agora sim, vamos falar dele: o DeLorean Antifraude PIX. 

O sistema surgiu como uma evolução dos antifraudes transacionais, oferecendo um foco ainda maior na análise de dados, na precisão das informações e, principalmente, na agilidade das decisões. Seu tempo de processamento está abaixo de 200 milissegundos, considerando a aplicação dos modelos e regras. 

Para que a plataforma opere de forma otimizada, levando em consideração as particularidades de cada empresa, o DeLorean Antifraude PIX treina automaticamente mais de 30 algoritmos, identificando qual deles terá mais aderência ao modelo de negócio de cada empresa. 

Nele, é possível monitorar a quantidade total de transações, o percentual de fraudes ao longo dos dias, visualizar os dados por quantidade e valor, ter uma análise descritiva para identificação rápida do perfil das fraudes, comparar a quantidade de golpes em agendamento e determinar regras para aprovação, derivação e reprovação. 

Funcionalidades do DeLorean Antifraude PIX

Abaixo, vamos explicar, uma a uma, as principais funcionalidades desta máquina.

Risk scoring

Através dos dados históricos fornecidos pelo cliente, o DeLorean Antifraude PIX treina algoritmos exclusivos e aprende a distinguir operações fraudulentas. Ele se baseia em variáveis como histórico de transferências para o receptor, conta identificada como favorita, valor, idade, endereço, tempo de cadastro, hora da transação e dispositivo usado, por exemplo.

Depois de treinado, o modelo é utilizado para avaliar a probabilidade de fraude em cada nova operação, resultando em um valor que varia de 0% a 100%, sendo 0% a menor probabilidade e 100% a maior probabilidade de fraude. 

Ou seja, o risk scoring é um modelo que ajuda a identificar o nível de risco de um determinado caso, respeitando a particularidade de cada negócio.

Regras parametrizáveis

O DeLorean Antifraude PIX se adequa às necessidades do cliente e permite que ele explore diferentes procedimentos de segurança em um ambiente de testes

Ao simular uma estratégia de regras parametrizáveis, adaptadas às demandas particulares de um negócio, é possível acompanhar a performance dessas definições sem colocar em risco a aprovação ou reprovação das operações financeiras. 

Isso significa que é possível experimentar e avaliar as regras escolhidas antes de implementá-las à estratégia final, garantindo mais eficiência e segurança para as decisões.

Simulação do dashboard e das funcionalidades do DeLorean Antifraude PIX
Acompanhe as regras implementadas no DeLorean Antifraude PIX em um dashboard simples e intuitivo.

Block & Vip List

Outro grande diferencial do DeLorean Antifraude PIX é a criação automática e manual das listas de bloqueio e aprovação, com ação imediata no sistema. Essa funcionalidade inovadora permite que o cliente tenha autonomia para criar e editar suas listas com base em critérios pré-definidos, sem depender do modelo ou das regras.

O Block List é utilizado para barrar perfis que apresentam risco e ajudar a evitar contas falsas, descartáveis ou sintéticas na plataforma. Já o Vip List funciona como um passe livre para contas consideradas seguras, aprovando automaticamente todas as operações. 

Ambas as listas podem ser monitoradas por meio de logs de sistema ou no próprio dashboard. 

Dashboard

Falando em dashboard, esta é mais uma funcionalidade importante do DeLorean Antifraude PIX

Para que a interpretação dos dados seja intuitiva e o monitoramento das estratégias seja ágil e transparente, a plataforma conta com gráficos de desempenho e um painel de controle completo que acompanha toda operação antifraude. 

As abas mostram a análise das regras de comparação, as estatísticas de coincidência dos dados, o percentual de fraude em cada categoria e diversos recursos que auxiliam o cliente a prever os riscos e tomar as decisões certas em cada situação.

Tudo isso levando em consideração as melhores práticas de visualização de dados e de design de experiência

Quais são as vantagens da plataforma?

Depois de conhecer as principais funcionalidades do DeLorean Antifraude PIX você pode ainda estar se perguntando: quais são as vantagens em investir em um sistema como esse para a minha empresa? É isso que veremos a seguir.

Exclusividade dos modelos

Uma das principais vantagens do DeLorean Antifraude PIX é que ele não utiliza modelos de prateleira. Sabemos que cada negócio tem suas particularidades, por isso, mais de 30 algoritmos são testados até que seja decidido qual é o mais adequado para a demanda do cliente, traçando uma estratégia de segurança sob medida.

Decisões ágeis

O PIX demora poucos segundos para efetuar um pagamento, portanto é necessário que o sistema antifraude escolhido seja ainda mais rápido, tendo tempo suficiente de analisar todos os fatores determinados para o modelo, antes de decidir sobre a aprovação, derivação ou reprovação do pedido. 

O DeLorean automatiza esses processos e fornece ferramentas suficientes para que a avaliação dos dados seja feita em menos de 200 milissegundos.

Transparência nos resultados

Outra vantagem da plataforma é a granularidade dos dados, ou seja, o nível de detalhamento das informações coletadas e analisadas pelo sistema. O DeLorean Antifraude Pix trabalha apenas com algoritmos que tenham explicabilidade do resultado obtido. 

Nele, o cliente pode entender o que afetou o cálculo de score, o que determinou a aprovação ou não de uma transação e todos os fatores que podem ter impactado na estratégia de segurança da empresa, com total transparência das informações. 

O dashboard permite que o cliente acompanhe a estratégia atual, e saiba os motivos e as estatísticas do que foi aprovado, reprovado ou enviado para análise. Imagem: Freepik.

Autonomia do usuário

Como uma plataforma user-friendly, o DeLorean oferece total autonomia para o cliente navegar pelo dashboard e editar as funções de acordo com suas preferências. 

Nele, é possível editar manualmente o Block e Vip List, determinar as regras aplicadas ao modelo, acompanhar a performance de cada função, testar as estratégias antes de colocá-las em prática e formatar todas as definições sempre que for necessário

Monitoramento em tempo real

Já que falamos de agilidade e autonomia, outro ponto importante que podemos destacar é o monitoramento em tempo real de todas as informações contidas na plataforma. 

Por meio dele, é possível identificar comportamentos fora do padrão e agir rapidamente em casos de tentativas de fraude, adaptando as estratégias conforme a demanda. Todas as mudanças realizadas na plataforma têm funcionamento imediato.

Acompanhamento de um cientista de dados

Apesar da autonomia e do visual intuitivo do sistema, outra vantagem de investir no DeLorean Antifraude PIX é contar com o olhar especialista de um time de cientistas de dados.

Isso permite que o sistema seja monitorado com eficiência, garantindo que o algoritmo esteja sempre atualizado e calibrado para identificar possíveis tentativas de fraude. 

Além disso, o cientista de dados pode sugerir novas estratégias e abordagens com base nas informações coletadas, permitindo que a plataforma seja sempre aprimorada.

Sinqia e a integração ao DICT

O PIX é uma criação do Banco Central do Brasil, a instituição responsável por regularizar e supervisionar as transações dos mais de 140 milhões de usuários cadastrados no sistema de pagamentos instantâneos.

Como parte do processo de monitoramento de todas essas contas, foi criado o DICT – Diretório de Identificadores de Contas Transacionais. Ele tem como objetivo centralizar as informações sobre as contas bancárias e armazenar a chave de cada usuário, garantindo a segurança e integridade dos dados financeiros. 

E o que isso tem a ver com o DeLorean Antifraude PIX? Simples: o Banco Central só compartilha essas informações com empresas que tenham alto nível de segurança e atendam as determinações emitidas na Circular nº 3.970

A Sinqia é uma empresa de tecnologia financeira que atua no mercado brasileiro. Ela é uma das instituições que recebeu a devida autorização para ter acesso ao DICT e às informações armazenadas no sistema. Como parceira da Data Rudder, ela abre caminho para que o DeLorean Antifraude PIX chegue até esses dados, criando novos modelos e incrementando os já existentes.

O acesso ao DICT permite que a Sinqia integre o DeLorean às informações bancárias dos clientes, facilitando a identificação das fraudes em transações financeiras via PIX

Com essa conexão, é possível cruzar as informações do sistema antifraude com os dados do Banco Central, aumentando a efetividade do sistema de segurança. 

Simulação do dashboard e das funcionalidades do DeLorean Antifraude PIX
Monitore as fraudes por quantidade e valor ao longo do mês e faça mudanças na sua estratégia de segurança sempre que for necessário.

Dúvidas frequentes sobre a plataforma

Agora que você já conhece as funcionalidades e os diferenciais do DeLorean Antifraude Pix, vamos esclarecer algumas dúvidas comuns para ajudar a sua empresa a se preparar para este investimento. 

Preciso integrar meus dados para fazer um teste?

Este é outro diferencial do DeLorean. Não é necessário fazer integração durante a POC – Proof of Concept. Basta você realizar o envio dos dados históricos da sua empresa e aguardar a análise.

Quais são as informações que devo compartilhar?

É importante que sejam fornecidas informações de cadastro, transações, endereço e marcação de fraudes. Além disso, também é interessante enviar outros dados relevantes que possam melhorar a qualidade da análise de risco.

É necessário enviar a variável resposta?

Desenvolvemos modelos personalizados para cada empresa, com base nos dados fornecidos pelo cliente. Para isso, é necessário que a marcação da variável resposta esteja presente na base de dados. Uma opção é enviar pelo menos três meses de informações com a marcação da variável resposta e um mês sem essa marcação, a fim de testar a performance do modelo. 

Meus dados estão seguros na plataforma?

Seguimos as melhores práticas de segurança disponíveis no mercado. Atendemos as recomendações de normas e frameworks como: Banco Central do Brasil (BACEN), HIPAA, LGPD, Open Banking Brasil, LGPD, CIS, PCI DSS, CCM CSA e Mitre Att&Ck. Fomos avaliados e testados por equipes de segurança de grandes players do mercado como B3 e NeoWay.

Embarque no DeLorean Antifraude PIX

O PIX conquistou o gosto dos brasileiros em pouco tempo e não há dúvidas que o sistema de pagamentos oferece muitas facilidades aos usuários. Porém, no mesmo ritmo, surgiram também novas fraudes, cada vez mais elaboradas e convincentes. 

Nesse cenário, uma solução inovadora como o DeLorean Antifraude PIX se destaca ao oferecer algoritmos exclusivos e total autonomia ao cliente, para que a análise dos dados seja feita sob medida em cada situação. 

Com o aumento esperado de transações instantâneas nos próximos anos, a adoção de sistemas como este serão ainda mais importantes para garantir a segurança dos usuários e a reputação das instituições financeiras. 

Entre em contato com a gente e veja como o DeLorean pode acelerar sua corrida contra as fraudes transacionais via PIX. 

 

Assine nossa newsletter

*Ao assinar, você concorda
com a política de privacidade.

Artigos relacionados

Acompanhe nossas redes sociais