Web Summit Rio 2023: insights para o futuro das empresas

Publicado em 08/05/23 | Atualizado em 05/07/23 Leitura: 17 minutos

Eventos

Home > Blog >

Web Summit Rio 2023: insights para o futuro das empresas

Web Summit Rio 2023: insights para o futuro das empresas

Na primeira semana de maio, aconteceu o Web Summit Rio 2023, a edição brasileira de um dos maiores eventos de tecnologia do mundo. O encontro reuniu empreendedores, palestrantes, investidores e líderes empresariais nacionais e internacionais, para discutir quais serão os próximos rumos para inovação, negócios, sustentabilidade, inclusão digital e criatividade.

O evento ocorreu no centro de convenções Riocentro, o segundo maior da América Latina, localizado no bairro da Barra da Tijuca, na capital carioca. Ao longo de 3 dias de exposição, passaram pelo local mais de 21 mil pessoas, 500 empresas investidoras, 400 palestrantes e 970 startups. 

Neste post, vamos compartilhar alguns detalhes sobre o Web Summit Rio 2023, e apresentar insights valiosos que podem ser aplicados no dia a dia das empresas, para ajudar a impulsionar a inovação e o crescimento. Vem dar uma olhadinha!

Web Summit Rio

Antes de falar sobre os assuntos que despertaram atenção nos painéis e masterclasses do evento, vamos trazer um overview sobre como a convenção ganhou essa proporção, qual foi sua trajetória até chegar em terras brasileiras, e todos os detalhes sobre a estrutura e as atrações que fizeram o Web Summit Rio ser um sucesso.

Origem do evento

O Web Summit foi fundado em 2009 pelo empreendedor irlandês Paddy Cosgrave. A primeira edição foi realizada em Dublin, na Irlanda, e reuniu cerca de 400 participantes. A ideia inicial era reunir empresas de tecnologia da Europa para compartilhar experiências de mercado e discutir novas ideias para o futuro da inovação no continente europeu.

E o que era apenas um encontro entre um grupo pequeno de interessados, cresceu e tornou-se um negócio bilionário. Após sete edições em sua terra natal, em 2016, o Web Summit passou a ser realizado em Lisboa, Portugal, cidade que deve sediar o evento até 2028. Lá, o Web Summit já reuniu mais 70 mil pessoas em um único encontro, mais de 3 vezes o tamanho da versão brasileira.

Mesmo a edição remota, realizada em 2020, durante o pico da pandemia do Covid-19, atraiu um público impressionante. Estima-se que mais de 100 mil pessoas acompanharam os painéis e discussões através das plataformas digitais. 

Em uma trajetória ascendente, o Web Summit agora busca expandir seu alcance para outras regiões do globo.  Em junho, será realizado o Collision em Toronto, no Canadá, atendendo o público norte-americano; em março de 2024, o Web Summit Qatar e, em março de 2025 o Rise, em Hong Kong, visando empreendedores na Ásia. Esse ano, ainda acontece mais uma edição europeia, entre os dias 13 e 16 de novembro. 

Por aqui, a segunda edição do Web Summit Rio já tem data marcada para abril de 2024, entre os dias 15 e 18. O cadastro antecipado está disponível no site oficial do evento

Rafaela Helbing, CEO da Data Rudder no Opening Night do Web Summit Rio 2023.

Abertura

A abertura do Web Summit Rio 2023 aconteceu no dia 01 de maio. Os portões do Riocentro abriram a partir das 14h para os primeiros visitantes realizarem o credenciamento, de acordo com a identificação do ingresso. 

Entre as opções, era possível adquirir entradas para parceiros (empresas patrocinadoras com stand fixo), investidores, startups alpha (em estágio de investimento), startups beta (em estágio inicial), startups growth (em estágio de crescimento), media, women in tech (público feminino) e general attendee (público geral). 

O processo de cadastramento era realizado em filas separadas, utilizando o QR Code indicado no aplicativo de cada participante. O app do Web Summit Rio era, inclusive, uma ferramenta indispensável para todos os dias do evento. 

Nele, era possível acompanhar o cronograma de palestras, roundtables e masterclasses; receber notificações sobre a convenção e ainda se conectar com outras empresas e profissionais, como uma rede social exclusiva. 

Palco principal do Web Summit Rio, chamado de Center Stage.
Center Stage no Web Summit Rio 2023.

A abertura oficial, com a primeira rodada de discussões, aconteceu às 16h no palco principal do Web Summit Rio, o Center Stage. A celebração contou com a participação de Ayo Tometi, cofundadora do movimento Black Lives Matter; David Vélez, fundador e CEO do Nubank; Txai Suruí, ativista indígena; Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro e os jornalistas e apresentadores Luciano Huck, Maju Coutinho e Christiane Pelajo.

Os principais assuntos da cerimônia de abertura foram diversidade e inovação no ambiente digital, empreendedorismo na América Latina e a discussão do momento: inteligência artificial

Como o Center Stage é uma arena fechada com lugares limitados, é preciso chegar cedo para concluir o cadastramento a tempo de garantir seu assento na Opening Night. 

Palestrantes

Além dos grandes nomes que comandaram a abertura do Web Summit Rio 2023, centenas de profissionais e líderes empresariais também marcaram presença nos 3 dias de palestras

Entre os representantes brasileiros, estiveram: Gabriel Braga, CEO do QuintoAndar; Luiza Trajano, presidente do Magazine Luiza; Tarciana Medeiros, CEO do Banco do Brasil; Milton Maluhy Filho, CEO do Itaú Unibanco; Robson Privado, cofundador do MadeiraMadeira; Wagner Ruiz, cofundador do EBanx; Ana Buchaim, CMO da B3; Daniel Knopfholz, CTO do Boticário e Fernando Machado, CMO da NotCo. 

O evento trouxe também profissionais de destaque de outros países, como Daniela Braga, fundadora e CEO da Defined.ai; Neil Patel, fundador da NP Digital; Cassie Kozyrkov, Chief Decision Scientist no Google; Andrew Warden, CMO do Semrush; Chelsea Manning, Security Consultant da Nym; Meredith Whittaker, presidente da Signal e Catherine Powell, Global Head of Hosting do Airbnb.

Palestra do Web Summit Rio com Daniela Braga, fundadora e CEO da Defined.ai e o entrevistador Murilo Garavello, diretor de conteúdo do UOL.
Palestra “Why AI is improving customer experience in Latin America” com Daniela Braga, fundadora e CEO da Defined.ai.

Estrutura e atrações

Para comportar um encontro como o Web Summit Rio, foi necessário encontrar um espaço amplo e bem-distribuído. O local escolhido para a primeira edição do evento brasileiro foi o Riocentro, centro de convenções inaugurado em 1977 e sede das competições das Olimpíadas de 2016. O ambiente é composto por 5 pavilhões interligados, totalizando 100 mil m², e um parque de 571 mil m².

No Web Summit Rio 2023, o espaço foi distribuído da seguinte forma: 

– Na entrada principal, ficou instalado, nos dois primeiros dias, os guichês para credenciamento dos participantes, com entrega do crachá e da pulseira de identificação. À esquerda, ficava o Fórum, local onde eram realizadas as masterclasses e onde os profissionais de media se reuniam para entrevistas e divulgações do evento

– À direita, estava o Pavilhão 03, um dos espaços dedicados aos stands e às startups Alpha e Beta. Nele, estavam localizados dois palcos, com focos diferentes ao longo dos dias. O espaço recepcionou o Corporate Innovation Summit, Crypto Sports Trade, Startup University, Venture, FullSTK e Money Conf. 

– Ao lado, estava localizado o Pavilhão 04, espaço dedicado às startups Growth e ao lounge de investidores e executivos. Nele, também estavam localizados dois palcos rotativos, por onde passaram os painéis do Panda Conf, Saas Monster, Creatiff, Pitch, Growth Summit e Auto/Tech Health Conf. 

– Seguindo ao lado do Pavilhão 04, estava o Center Stage, espaço onde aconteceu a abertura e as principais discussões sobre inovação, tecnologia, empreendedorismo e sustentabilidade.

 

Roundtable "The importance of regulations for the future of Web3" no Web Summit Rio 2023.
Roundtable “The importance of regulations for the future of Web3”.

Espaço para Startups

Um dos grandes objetivos do Web Summit Rio é introduzir ao mercado um grande número de startups que estão em fase de investimento, desenvolvimento inicial e expansão. Na edição brasileira, mais de 970 empresas participaram apresentando suas soluções. 

Para dar conta de um volume tão grande, o evento tornou os espaços de exposição rotativos. Cada startup das categorias Alpha, Beta e Growth tiveram um dia para ocupar as áreas específicas e promover o network com parceiros, investidores e clientes em potencial. As empresas de Growth ainda contaram com um lounge próprio para trabalhar durante os 3 dias de evento.  

IA no centro das discussões

Apesar da diversidade de temas e abordagens do Web Summit Rio 2023, um assunto tomou conta da maioria das discussões: inteligência artificial e suas aplicações. Entre os debates, o uso do ChatGPT e a necessidade de regulamentação da tecnologia foram os tópicos com maior destaque.

Diversos painéis trouxeram aplicações práticas de IA na automatização dos processos e no refinamento das atividades nos mais diversos segmentos, desde o criativo ao financeiro. 

No entanto, também foram levantadas questões éticas e sociais importantes, como a privacidade, o uso responsável dos dados, a tomada de decisões automatizada e o impacto no mercado de trabalho. 

“A maioria dos investimentos estão indo para as chamadas Human-Machine Interfaces (HMI), especialmente para os softwares conversacionais. Diferente de outras tecnologias emergentes, como blockchain e nuvem, a IA é uma das poucas que podem realmente economizar nosso tempo. E, nesse momento, o tempo é o recurso mais valioso que temos”, afirmou Pedro Bramont, Chief Digital Officer do Banco do Brasil.

Outra questão que foi amplamente discutida no Web Summit Rio foi sobre o potencial da inteligência artificial em substituir a atividade humana. Diversos palestrantes abordaram quais são os limites legais que precisam ser impostos para que a tecnologia seja utilizada a favor da sociedade. 

Durante o painel “How will AI help build a shining SaaS future?”, David Ly, fundador e CEO da Iveda, pontuou: “Como você gerencia e controla a IA? O poder de processamento agora é ilimitado. O maior desafio é domar a tecnologia para se concentrar no que é importante para você. As pessoas sempre têm a ideia errada de que a IA está dominando o mundo. Bem, ainda não. Precisamos ensiná-los a fazer isso.” 

Plateia da palestra "The future of payments is alternative and instant" no Web Summit Rio 2023.
“O que vimos da IA ​​na última década não será 1% do que veremos nos próximos anos”, Wagner Ruiz, cofundador do EBanx.

Veja como a  inteligência artificial é utilizada no combate às fraudes PIX.

Destaques no Web Summit Rio

Agora que você já sabe os detalhes sobre a organização do Web Summit Rio e qual foi o principal assunto em pauta durante o evento, trouxemos alguns insights relevantes para levar em consideração na administração da sua empresa.

São pontos importantes sobre o cenário financeiro brasileiro, tendências de inovação que poderão fazer parte da nossa realidade em breve e dicas importantes para aprimorar seu modelo de negócio. 

Aplicação de IA nas instituições financeiras

Como comentamos antes, um dos temas mais debatidos foi sobre o uso da inteligência artificial em diferentes indústrias, incluindo nas instituições financeiras

Muitos palestrantes do Web Summit Rio lembraram que a tecnologia já está entre nós há muito tempo e que, na verdade, o que temos agora é uma capacidade de processamento de dados superior e uma interface adaptável

O uso de IA no combate às fraudes é, inclusive, um dos precursores nesse movimento. A plataforma antifraude da Data Rudder, por exemplo, utiliza inteligência artificial e técnicas de machine learning para desenvolver modelos e criar análises preditivas acuradas, capazes de mitigar o risco de fraude em processos de onboard, transacional e PIX. 

Aqui no blog, já explicamos como o nosso DeLorean Antifraude PIX funciona. Vale a pena conferir! 

Painel "How will AI impact fintech?" com Fabiano Cruz, Trisha Kothari, Pedro Bramont e Lucinda Shen.
Painel “How will AI impact fintech?” com Fabiano Cruz, Trisha Kothari, Pedro Bramont e Lucinda Shen.

Sobre a aplicação de inteligência artificial no setor de risco financeiro, a cofundadora e CEO da Unit21, Trisha Kothari, destacou: 

“A IA permitirá coisas positivas para muitas pessoas, mas também será favorável para os criminosos. Como ela está sendo usada por fraudadores, é importante que também aproveitemos essa tecnologia a nosso favor. Mas como podemos fazer isso de forma eficaz? Os modelos de Machine Learning são tão bons quanto a qualidade dos dados. Portanto, será uma questão de encontrar quais são os dados mais úteis em cada situação. Se estamos avaliando um pagamento PIX, por exemplo, não estamos olhando apenas para aquela transação específica, mas para todo o ciclo de vida do usuário anteriormente.” 

No mesmo painel, “How will AI impact fintech?”, Fabiano Cruz, cofundador e CEO da Zoop, ainda arriscou uma visão para o futuro dos pagamentos utilizando algoritmos baseados em IA. Ele acredita que a tecnologia poderá nos conduzir para o futuro “cashless”, ou seja, sem dinheiro físico.

“O que realmente me interessa é como a IA vai dar um salto e mudar de uma forma que eu chamo de ‘AI Digital Cash’. Esse método substituiria completamente os cartões de crédito e o dinheiro, utilizando um algoritmo baseado em IA. Isso significa que, em vez de pegar sua carteira, você usaria seu comportamento como consumidor para conseguir pagar por coisas. Acho que isso será transformador, nos levará à sociedade cashless da qual sempre falamos.”

Pagamentos alternativos e instantâneos

Falando em métodos de pagamento alternativos, o assunto também trouxe insights interessantes sobre o futuro, tanto para as instituições financeiras, quanto para os usuários. 

Segundo o Global Payments Report 2023, na América Latina, entre 2019 e 2022, o uso de cartões de crédito caiu 9%, enquanto o uso de pagamentos digitais ou mobile wallet cresceu 7%. Os chamados APM – Alternative Payment Methods, ou seja, métodos que não incluem crédito, débito ou dinheiro, são a promessa para o futuro das transações

Atualmente, eles representam 39% das operações LATAM e 44% aqui no Brasil. Como sabemos, o PIX, um sistema considerado APM, já ultrapassou a quantidade de transações feitas pelos métodos tradicionais e é o segundo sistema de pagamentos instantâneos mais utilizado no mundo

“Por que os métodos alternativos de pagamento estão crescendo tão rápido? Se olharmos para o ponto de vista do usuário, temos opções de pagamento realmente fáceis de usar. Algumas delas podem ser feitas com um clique, sem precisar colocar os dados do seu cartão de crédito ou realizar 15 passos para concluir a transação. É conveniente”, explica Juan Pablo Ortega, cofundador e CEO da Yuno.

Inclusão financeira na América Latina

Outro assunto em destaque no Web Summit Rio 2023 foi a inclusão financeira nos países da América Latina. Segundo o Global Payment Report, apresentado por Juan Pablo Ortega na palestra “The changing payments landscape in Latin America”, 80% da população brasileira tem uma conta bancária, mas apenas 40% possuem cartão de crédito. No Chile, a disparidade é ainda maior. Enquanto 90% da população tem conta bancária, somente 20% têm acesso ao cartão de crédito. 

Esses números chegam para reforçar não só o movimento de expansão dos meios de pagamento alternativos, como comentamos no item anterior, mas também a importância desses novos métodos para a inclusão digital e bancária, principalmente em países em desenvolvimento. 

 “No México, somente 40% da população possui um instrumento financeiro como cartão de débito, por exemplo, e apenas 20% têm acesso ao crédito. Por isso, precisamos nos concentrar não apenas em envolver as pessoas no sistema financeiro, mas também em garantir que elas sejam educadas no processo. E o que vemos é que as fintechs estão chegando para apoiar essa inclusão”, afirmou Gabriela Estrada, cofundadora e CEO da Vexi. 

Masterclass "How to make smarter business decisions based on data" no Web Summit Rio 2023.
Masterclass “How to make smarter business decisions based on data”.

Nessas discussões, o PIX foi mencionado como uma referência para que outros países invistam na inclusão bancária, através da criação de sistemas de transferência account-account (A2A), ou seja, entre contas. A ideia é tornar o controle monetário acessível e autônomo para o usuário, oferecendo empoderamento financeiro para a população.

“É muito singular que o Brasil esteja liderando um movimento no mundo sobre pagamentos em tempo real. Isso mostra que as fintechs e os grandes bancos estão caminhando lado a lado para oferecer melhores produtos e soluções aos nossos consumidores. Na última década, criamos um ecossistema de empreendedores e agora, na América Latina, o Brasil é líder em fintechs que estão trabalhando nessa inclusão financeira”, destacou Rafael Stark, fundador e CEO da Stark Bank. 

Data Analytics em Customer Experience

E é claro que não poderíamos falar de tecnologia e inovação sem mencionar a relevância do data analytics, em especial para a experiência do consumidor. 

Entre os debates do Web Summit Rio 2023, foi discutida a importância das empresas adotarem uma postura data driven, mesmo que de maneira inicial. Para aqueles que ainda não extraem ou exploram os dados de forma direcionada ao CX, a dica é: comece a armazenar os dados que já fazem parte do seu fluxo de operações. Olhe para os processos que já existem no seu negócio e encontre onde os dados estão, o que eles dizem e qual é a melhor maneira de utilizá-los.

“No instante que a gente decidiu ser uma empresa customer centric e data driven, a gente conseguiu reverter erros do passado e de fato colocamos o cliente no centro. Começamos a identificar e diferenciar as diversas jornadas desses clientes”,  contou José Félix, Presidente Claro Brasil. 

Outro ponto levantado foi sobre a hiperpersonalização da jornada do cliente, um assunto amplamente discutido em outros eventos voltados ao varejo e ao Customer Experience. Com a mudança de comportamento e as particularidades de cada consumidor, tem se tornado cada vez mais importante uma abordagem customizada, baseada em dados confiáveis sobre o perfil de cada usuário. 

O painel “Customer centricity: Looking after your customer in a digital world” trouxe a importância da tecnologia e da inteligência de dados para o processo de automatização e customização do CX, utilizando os dados como fontes preditivas para uma abordagem direcionada

É nesse cenário que entram em jogo plataformas como o DeLorean CX que utiliza inteligência artificial e machine learning para processar dados e extrair insights orientados para a redução antecipada do churn rate, clusterização dos usuários e uso de NBO – Next Best Offer.

Para entender como o DeLorean CX funciona, confira esse post do blog. 

Center Stage no Web Summit Rio 2023.

Durante a conversa, Milton Maluhy Filho, CEO Itaú Unibanco, ressaltou a importância de entender o cliente a partir dos dados que o usuário informa, seja pelos canais de interação ou pelos processos dentro da própria empresa. Ele ainda mencionou o uso da inteligência artificial para antecipar o comportamento do consumidor e automatizar os processos, sem deixar de lado o toque humano que ele julga ser fundamental para o relacionamento com o consumidor. 

“A tecnologia empoderou. Acreditamos no high tech, mas também no high touch. Estar próximo e entender os nossos clientes em um relacionamento phygital. Então, nos tornamos uma empresa muito focada em dados, com uma cultura data driven, personalizando o banco para clientes grandes e pequenos para que eles tenham uma experiência única.” 

Insights do Web Summit Rio no seu negócio

A primeira edição do Web Summit Rio rendeu discussões interessantes sobre o futuro da tecnologia e especialmente sobre as aplicações benéficas da inteligência artificial dentro das empresas. 

E, apesar da IA parecer algo complexo e distante para muitos modelos de negócios, com a Data Rudder essa tecnologia já pode ser aplicada no seu negócio de forma intuitiva, prática e eficaz. 

Nossa plataforma de Auto ML explora as facilidades da IA na análise de dados, garantindo segurança e lucratividade nas áreas de prevenção à fraude e customer experience. Para conhecer mais sobre as nossas soluções, fale com a gente e comece a aplicar alguns dos insights do Web Summit Rio na sua empresa.

Pesquisar

Assine nossa newsletter

*Ao assinar, você concorda com a política de privacidade.

Artigos relacionados

Acompanhe nossas redes sociais